Ubuntu Para Iniciantes

PORQUE USAR UBUNTU | LINUX

Ouvi a seguinte frase "Você é a única pessoa que conheço que usa o linux". Infelizmente a cultura Microsoft ainda é preponderante na maioria dos desktop, computadores pessoais e notebooks.

Bem, se por acaso você chegar até esse post, ou por ser um curioso da área de informática, ou por ser um acadêmico da área de tecnologia da informação (TI). Gostaria que simplesmente desse uma oportunidade para essa leitura.


Veja usar uma distribuição Linux não uma mera rebeldia, como quem diz, “só para ser diferente”. 

Usar o Ubuntu linux e deixar de usar o Windows


O primeiro contato que tive com o Linux foi em 2000, passei por algumas distribuições que nem existem mais, como o Mandrake e o Conectiva. Mas eu também não tinha um conhecimento maduro para me “libertar” das “facilidades” que o Windows ainda pareciam ter.

QUAIS FORAM OS MOTIVOS QUE ME LEVARAM A UTILIZAR O UBUNTU

Usar o Ubuntu Linux foi um desafio. Pois eu tinha que aprender novamente a utilizar um sistema operacional que apresenta uma nova visão de ambiente e de possibilidade.

Mas o principal motivo foi sinceramente ter um sistema operacional gratuito que eu não precisasse pagar sempre que houve uma nova versão. E que eu tivesse um ambiente de produção, com vários softwares legais. Legais no sentido de não estar infringindo nenhuma lei de autoria. Ou seja sair da pirataria.

É fato, e todos sabem que muitos dos usuários que utilizam o Windows possuem uma cópia não legalizada. Ao menos dos que conheço.

O QUE ME PERGUNTAM SOBRE O UBUNTU


O Ubuntu pega vírus?

Sim e não! Bem, é preciso entender o seguinte. A maioria dos vírus são feitos para o Windows. E por acaso algum vírus venha esteja em algum arquivo de texto por exemplo, no Ubuntu não terá efeito algum. Isso não significa que este arquivo não seja enviado por e-mail e contaminar uma maquina que tenha o Windows.

Existe Antivírus para o Ubuntu?
Sim, o Clamav é um deles e está nos repositórios do Ubuntu para instalação.

~$ sudo aptitude install clamav clamtk

O Clamtk instala a ferramenta gráfica do ClamAV.

O antivírus também varre diretórios e arquivos contaminados por vírus para Windows.

O antivírus também varre diretórios e arquivos contaminados por vírus para Windows.

Só por curiosidade, eu tinha um HD com dual boot, linux e Windows. Passei o Clamav na minha partição Windows e o mesmo removeu vários arquivos da partição Windows, portanto cuidado. 

Em outro post foi comentado o que é possível um usuário fazer com o Ubuntu, mas é bom lembrar que por meio desse sistema operacional e porque não dizer de todas as distribuições Linux, o usuário pode:

- Navegar na Internet
- Utilizar um Messenger
- Editar Texto, usar Planilha de Calculo, Multimídia, Editar vídeos e som
- Gravar cd/dvd
- Ter um ambiente de desenvolvimento em Java, PHP, C, Object Pascal etc.

Isso sem contar que há milhares de servidores espalhados pelo mundo que utilizam alguma distribuição linux para gerenciamento de páginas da web ou como algum tipo de servidor de redes.

O Facebook utiliza linux em seus servidores. A mega rede social utiliza o CentOS 5.2.

Facebook servidor centos linux


Outra pergunta bastante pertinente: "Devo sair do Windows e ir para alguma distribuição Linux?"

A resposta é: Não sei.

Bem, como já disse, um dos fatores que me fizeram sair do Windows, são as questões econômicas, moral e de produtividade. As questões econômicas são obvias. A moral é justamente eu saber que por não ter condições financeiras para manter este sistema operacional legalizado, iria recorrer, como já recorri a pirataria. E isso não é legal.

Mas se não fosse as questões econômicas, eu ainda estaria com o Windows?

Após conhecer toda a potencialidade do Ubuntu, como de outras distribuições, certamente que não. Se eu quero resolver um problema, sempre há uma solução, há uma linha de comando, um pacote a ser instalado que resolverá o problema.

Se quero instalar um programa, não preciso recorrer a sites como o “Baixasaqui” e etc, há um repositório que me permite instalar e configurar o software de minha necessidade.

Para quem quer conhecer o Ubuntu e é um usuário Windows, não recomendo ir de modo drástico. Instale um dual boot com os dois sistemas, vá usando, aprendendo, desvendando e principalmente lendo sobre o assunto.

Principalmente se for um ambiente empresarial, onde todas as máquinas são Windows, é drástico e muitas vezes traumático querer instalar em todas a máquinas uma distribuição Linux, sem antes haver algum tipo de preparo.

Veja aqui se quiser saber mais sobre as distribuições do Ubuntu/Linux e sua linha do tempo.
PORQUE USAR UBUNTU | LINUX Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 16:29:00 Rating: 5

6 comentários :

  1. gostaria de saber se posso baixar o skype e quanto de memória e processador é exigido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, muito obrigado por seu comentário. Bem, o básico para se instalar o Skype, mas não te deixando em uma zona de conforto é que você tenho no mínimo 1Ghz de processador, o ideal é acima disso, principalmente se você deseja usar webcam e vídeo-conferência etc. E o mínimo de memória ram é de 256. Mas se você depender de produtividade pense em algo um pouco mais parrudo do que estas configurações. Abraços.

      Excluir
  2. Olá José,
    Primeiramente parabéns pelo artigo, e por coincidência minha primeira experiência com o Linux também foi com o Mandrake 9, mas fiquei muito tempo sem usar, e só voltei com o Linux em 2012, desta vez com o Ubuntu.
    E desta vez não parei mais de usar, tem tudo que preciso, e como você disse no seu artigo, podemos usar de graça, por ser um softaware livre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, muito obrigado por suas considerações, fico feliz que tenha gostado do artigo. Espero encontra-lo sempre por aqui. Um grande abraço!
      Ah, quem é Jóse?

      Excluir
    2. Opá, quer dizer Marcelo, desculpas.
      Pode deixar que sempre que puder estarei aqui para ler os seus artigos.
      Abraços.

      Excluir
    3. Tá ótimo Luiz, foi só uma brincadeira, mais uma vez, um grande abraço.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.