Ubuntu Para Iniciantes

PHP PARA INICIANTES – O QUE SÃO ARRAYS

O PHP se não for a maior, é uma das maiores linguagens utilizadas para o desenvolvimento WEB. O criador do PHP é Rasmus Lerdorf. Em um primeiro momento o acrônimo do PHP era Personal Home Page e por alguns motivos de licença passou a se chamar de "PHP: Hypertext Preprocessor".



Alguns dizem que o PHP é uma linguagem de Programação, outros gostam de frisar que é uma linguagem de script. Particularmente, de uma maneira ou de outra é uma excelente linguagem.
A linguagem permite o uso de variáveis, arrays, diversas funções para manipulação de strings, além de contar com uma grande quantidade de opções para conexão com diversos bancos de dados, entre eles o MySQL, o Postgresql e o MySQLite.

Quando se diz que o PHP é uma Linguagem para WEB, então quer dizer que é uma linguagem server-side, ou seja, trabalha do lado do servidor. O PHP é uma linguagem interpretada em não compilada, embora há algumas propostas e softwares para “compilar” sua codificação.

Toda linguagem é composta por um mesmo modelo de programação, como: variáveis, constantes, tratamento de strings e arrays..

Saiba instalar o PHP7 e o Apache no Ubuntu/linux.
Conheça 6 editores para programar em PHP.
DICA VALIOSA: NÃO TENHA PREGUIÇA DE LER.

VARIÁVEIS EM PHP


entender-variaveis-e-arrays-em-php

Antes de mais nada é interessante que saber algumas coisas básicas, como por exemplo, os comentários dentro de um código de programação.
Um comentário é necessário para se explicar algum código ou simplesmente para identificar um código. 

No PHP para comentar apenas uma linha, você pode utilizar os sinais de // (barra, barra), exemplo:

//exemplo de um comentário de uma linha. 

Você também pode utilizar o sinal de "#" embora não ser muito recomendado, exemplo:

#comentário de uma linha usando o sinal de "#".

Suponha agora que você precise fazer um comentário que irá utilizar mais de uma linha, isso ocorre obviamente por uma linha não ser o suficiente para o esclarecimento. Você poderia fazer assim:

//Exemplo de comentário
//com mais de uma linha
//usando o '//'
//não é uma prática muito usual

No entanto existe uma forma mais adequada e mais prática para se fazer comentários em mais de uma linha, usando o sinal de "/*" para abrir e "*/" para fechar o comentário, veja o exemplo: 

/*Comentário em php contendo mais de uma linha 
  estes comentários podem ter várias linhas, quantas
forem necessárias*/

Não importa se a linguagem é estruturada ou se é orientada à objetos. Há um certo padrão, em todas elas.

Em uma grande quantidade de linguagens de programação as variáveis são tipadas, recebem um tipo de dado. As variáveis recebem este nome justamente por sua capacidade do seu conteúdo ser variável.

Exemplo de uma variável que recebe tipo antes do uso, variável tipada em Object Pascal:


begin
var
a: string;

end.

Perceba que para a variável “a” foi definida com o tipo “string”. Então ela não poderá receber algo diferente do tipo definido.

Definir uma variável em PHP é simples, basta utilizar do simbolo de “$” seguido de um nome, por exemplo "$a".

Acesse aqui se deseja saber mais sobre Editores para desenvolvimento com o PHP

A definição do tipo é encarregada pelo próprio interpretador do PHP. Exemplo:

$a = 'um valor qualquer'; // aqui está recebendo um conjunto de caracteres textual

$a = 200; // agora a variável está recebendo um valor numérico.

E este tipo de codificação não irá causar nenhum de erro na interpretação do código.

Este post, é uma sequência de aprendizado sobre PHP, que a linguagem para WEB que tenho maios contato e facilidade. Em alguns momentos percebo que há uma grande dúvida entre tantas outras para se entender o que é uma variável do tipo Array. Em PHP Array funciona mais como uma atribuição do que propriamente uma “tipagem” de variável.

ARRAYS - COMO FUNCIONAM

É importante que se entenda que um Array é constituído por um ou mais ELEMENTOS, que pode ser qualquer coisa. Como, marcas de carros, animais, frutas, nome de pessoas, valores numéricos e etc. Mas não confunda isso como sendo um objeto em programação orientada à objetos.


Será apresentado um modelo gráfico para entender melhor como o array é alocado em uma variável.

Se for buscar uma tradução para o termo Array, será encontrado algo do tipo “ordem”. Então em uma variável os elementos são colocados em uma espécie de ordem.

Suponha que você tenha criado uma variável chamada de fruta, e nessa variável você deseja alocar diversos elementos que se referem a frutas, como, laranja, banana, pera, abacaxi, mamão.

O modelo da variável representada pela figura 1 é um Array e nela será alocada os elementos ou valores que correspondem aos nomes das frutas.

php-exemplo de variavel
Figura1 - Modelo de uma Variável - PHP
Perceba, conforme a figura 2, que agora a variável fruta contém cinco elementos. E que cada elemento da variável contém um índice de identificação. 

Os elementos estão dispostos a partir o índice 0 até o 4. Onde índice 0 corresponde ao valor ou elemento “Laranja” e o 4 corresponde ao elemento ou valor “Mamão”.


Cada índice do array pode ser chamado por meio do uso do “colchetes” e o valor do índice.


Figura 2 - Modelo de uma Variável - PHP
<?php

$fruta = Array('laranja', 'banana', 'pera', 'abacaxi', 'mamão'); 
print $fruta[0]; // imprime Laranja, chamada do índice zero.

?>


$qtd_fruta = count($fruta);

for($i=0; $i < $qtd_fruta; $i++){

print "A frutas é " . $fruta[$i] ."<br/>" ;

}

/*
O for é uma instrução que irá permitir realizar um loop, ele inicia em um ponto, no caso ZERO, veja que $i é igual a 0, inda até o fim da lista que no caso é a quantidade de elementos do array em count($fruta). Lembre-se, neste caso o array inicia com uma chave em ZERO, indo até 4...sendo então 0, 1, 2, 3, 4, portanto 5 elementos.
*/

?>

Veja também sobre o FOREACH um repetidor próprio para se trabalhar com arrays.  Se você ainda não conhece o site oficial do PHP, php.net acesse e saiba mais sobre as funções e otimizações desta linguagem. 

Bem, espero te colaborado para que aumente o entendimento sobre esse assunto que na verdade não se esgota aqui. Até a próxima.

PHP PARA INICIANTES – O QUE SÃO ARRAYS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.