Ubuntu Para Iniciantes

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E A SOBREVIVÊNCIA DA ORGANIZACIOAL EMPRESARIAL

As empresas diante de toda a transformação massiva se deparam com uma maré de ameaças e oportunidades. Mudar e arriscar é um passo cuidadoso para qualquer empresa. E nunca é fácil.
Como é possível então para uma organização empresarial arriscar e minimizar os riscos e errar menos?

Não há meios para isso nos tempos atuais, sem que se tenha recursos que permitam ter um valioso patrimônio para qualquer empresa, a INFORMAÇÃO.

Conforme REZENDE e ABREU (2011),


A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem possui […] . Ela possui seu valor, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnológicos etc.
A informação faz parte do patrimônio, da história, dos objetivos e da estrutura de qualquer organização.

Logo, para que a informação tenha seu valor é necessário que haja um meio para que se possa armazenar e manipular e posteriormente tomar suas decisões. A informação tem seu valor pois possibilita ações.

O meio pelo qual, se pode dar um maior sentido para as informações dentro de um determinado processo é conhecido como SISTEMA DE INFORMAÇÃO.


Um sistema de informação não se encerra em uma única ferramenta tecnológica e sim de várias e inclusive pessoas que nesta possui um papel fundamental.

De acordo com LAUDON e LAUDON (2011),


Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação eu controle de uma organização.
Entenda então que um sistema de informação é um conceito, onde há um grupo de recursos que possibilita a gestão da informação.

Uma rede de computadores só colabora com um sistema de informação caso esta for sua finalidade.

O modelo abaixo apresenta uma situação de um sistema de informação com o uso de recursos tecnológicos que se relacionam.


Modelo de um sistema de informação: Interação ente tecnologia e pessoas
Perceba que na imagem as pessoas estão envolvidas, fazendo parte integrante de um sistema de informação. Um sistema de informação está intimamente ligado aos recursos tecnológicos ou a tecnologia da informação, que em sua estrutura podemos classificar como um conjunto de:

Hardware: computadores, tablets, impressoras, mídias de armazenamentos e etc;

Software: Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Planilhas de Cálculos, Banco de Dados, Aplicativos; qualquer tipo de software que possibilite a inserção de dados e sua manipulação;

Pessoas ou Peopleware: São todos os envolvidos, técnicos, usuários, desenvolvedores e etc.


É por meio desse conjunto que as empresas utilizam as informações para tomarem suas decisões.

E porque isso é necessário? Bem, é preciso entender que toda organização pode ser compreendida como sendo um “organismo vivo”. E todo o organismo tende a entropia, que é o desgaste natural pela interação e troca de energia com o ambiente.

E a segunda pergunta, dentre outras é claro é: E oque isso tem com Sistema de Informação? Tudo. Ora já que uma organização também tende a entropia, ela deve lutar contra isso, e assim reverter esse processo, a entropia negativa.

Isso pode acontecer devido a vários fatores, tais como, mudança de mercado, consumidores mais exigentes, e vários outros tipos de influências externas e internas de uma organização.

Em uma analise simplista, podemos observar a mudança de logo marca que a empresa de sorvetes Kibon idealizou para os dias atuais, veja a figura abaixo:

Estratégia de Marketing da Kibon

É de se supor que a mudança de logo direcionou a marca de sorvetes Kibon para um novo rumo que não somente uma simples estratégia de marketing.
Mas para isso, os gestores, baseados em pesquisas e em toda a tendência de mercado, a partir de informações, puderam tomar uma grande decisão. Que foi associar a nova marca ao produto.

Fonte da pesquisa: REZENDE e ABREU, Denis Alcides e Aline França. Tecnologia da Informação Aplicado a Sistema de Informação Empresarial, 2011.

LAUDON e LAUDON, Kenneth e Jane. Sistema de Informação Gerencial, 2011
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E A SOBREVIVÊNCIA DA ORGANIZACIOAL EMPRESARIAL Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 01:58:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.