Ubuntu Para Iniciantes

O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS E A TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Segundo CRUZ, 1998 apud REZENDE (2011) Tecnologia da Informação (TI) são todos os meios tecnológicos e computacionais que permite gerar, usar e manter a informação.

Parece que dizer a frase “crescimento tecnológico nos últimos anos” tornou-se obsoleta, digo isso pois parece que hoje sua transformação, mudanças e tendências estão se resumindo em uma linha de tempo bem menor que um período anual.




São novos Sistemas Operacionais, APIs e hardwares cada vez mais compactos e potentes.


A maioria dos cursos superiores de Administração de Empresas possuem em sua grade curricular uma disciplina muitas vezes ignorada pela parte acadêmica, em alguns lugares denominada de Gestão da Tecnologia da Informação.


Para um futuro administrador de empresas essa disciplina é tão fundamental como saber as origens da Administração em si.

A área de TI abrange temas como:

  • Hardware
  • Software
  • Telecomunicação
  • Gestão da Informação


É um fato que não pode ser ignorado, e porque?

A resposta está justamente na atualidade. Falar de exigências do mundo moderno e da competitividade também de certa forma é obsoleto. Pois o mundo já é assim!

Administrador e a Tecnologia da Informação
Pessoas e Tecnologia, envolvimento na área da Tecnologia da Informação

Entrar para um curso superior que pretenda garantir a sobrevivência de uma organização empresarial e ignorar o fator tecnológico, é o mesmo que um médico se especializar em cirurgia e não saber como usar o bisturi.

É obvio que Administrador de Empresas não necessite saber de todas as áreas, mesmo porque originalmente o curso trata o tema de forma conceitual mas não de forma evasiva.

Cabe aí a necessidade de novos estudos e quebra de paradigmas. Saber encontrar soluções viáveis e minimizar custos. Ter conhecimento que o mundo não gira em torno só de um núcleo tecnológico, existe uma gama de recursos robustos disponíveis e até gratuitos para colaborar com a área de TI.

 
Por exemplo, é importante para um administrador saber quais são os tipos de banco de dados disponíveis para a sua necessidade. E saber qual o tipo de investimento pode ser feito para gerenciar as informações da empresa.
Mas por qual motivo um administrador deve saber alguma coisa de banco de dados? O gestor de TI ele pode ser tanto um profissional da área de informática como também um Administrador de Empresa. Veja, um curso voltado para a área de Sistema de Informação estará preocupado com questões técnicas. Já o Administrador de Empresas terá seu foco voltado para a sobrevivência da empresa, analisando riscos e tomando decisões.

 
Claro que ambos profissionais podem e devem trabalhar em conjunto e livremente.


Saber planejar e avaliar riscos é extremamente necessário para uma empresa e este é o papel de um gestor de TI. A área de tecnologia da informação de qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande é o centro que dá suporte a todas as decisões.

 
Fonte da pesquisa: REZENDE e ABREU, Denis Alcides e Aline França. Tecnologia da Informação Aplicado a Sistema de Informação Empresarial, 2011.
O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS E A TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 01:36:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.