Ubuntu Para Iniciantes

WEB 2.0 – A TRANSFORMAÇÃO DA WEB

A “cara” da web está cada vez mais atraente aos usuários com a WEB 2.0. Sua representatividade, acredito eu, é muito maior do que seu próprio significado. Esse novo conceito na verdade agrupou recursos que já existiam e que não eram explorados com potencialidade até então. 


Com a combinação destes recursos, juntamente com outros conceitos tecnológicos, tornou-se possível proporcionar uma gama de novos cenários que eram apenas vistos em ambientes desktops. O termo WEB 2.0 foi utilizando primeiramente por Tim O’Reilly, fundador da O’Reilly Media, Inc., editora com várias publicações no ramo da computação.

Em volta a este conceito estão vários elementos que contribuem para o espaço que a web vem ocupando, tais como:
    • a retomada do HTML, agora em sua última versão HTML5;
    • a semântica da codificação para construção do layout das páginas web;
    • imagens com efeitos mais apurados;
    • utilização de cores com combinações harmônicas;
    • a experiência do usuários dentro dos novos ambientes;
    • recursos de acessibilidade que possibilitam pessoas com dificuldades motoras ou visuais a navegar nestes novos ambientes;
    • e o “Ajax”, acrônimo em inglês de Asynchronous Javascript And XML. De uma maneira simplificada, o Ajax permite que requisições sejam feitas no servidor da aplicação sem a necessidade de atualizar toda a página HTML.


WEB 2.0
WEB 2.0 - INTERNET AMIGÁVEL



Diga-se de passagem que o framework Jquery é uma dessas ferramentas que com seu arsenal de funcionalidades facilita e muito a vida do desenvolvedor.

núvem de tags - categorização do usuários
Núvem de tags - categorização do usuários


Outra grande vantagem foi a possibilidade do usuário categorizar certos objetos de seu interesse por meio de tags, que podem ser entendido como palavras-chavesrótulos ou etiquetas. Os objetos que um usuário da rede pode catalogar por meio das tags são os mais variados: fotostextosvídeos, entre outros. A categorização por conta do usuário constrói um vocabulário pessoal, podendo estar agrupado a outras categorias, a folksonomia (folksonomy).

WEB 2.0 – A TRANSFORMAÇÃO DA WEB Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 15:06:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.