Ubuntu Para Iniciantes

ELEMENTOS DE UM SOFTWARE SOCIAL

Um software social gerencia as ações do usuário. Esse gerenciamento compõe a interação entre o usuário e os objetos (textos, vídeos, imagens e etc) relacionados possibilitando assim a produção de um valor social.

Segundo Coates (2005), software social pode ser definido como um software que obtêm algum valor do comportamento social, por meio de quadro de mensagens, compartilhamento de gosto musical, fotos, mensagens instantâneas e algum tipo de relacionamento social.

SOFTWARE SOCIAL

Matt Webb (2004) define alguns elementos que contribui para a formação de um software social e que estes podem ser encontrados com maior ou menor relevância ou mesmo com a ausência de alguns, porém é necessário a existência de ao menos um desses elementos para a existência de um software social.

software-social

- Elementos de um Software Social

Estes elementos combinados são apresentados de forma organizada. A figura acima é conhecida como honeycombs. Por meio destes elementos então pode-se saber se determinado software é caracterizado como um software social.

Exemplificando, o microblog Twitter é software social que pode ser entendido como um ambiente on-line de interação entre pessoas que trocam mensagens que podem ser privadas ou não.


midias-sociais

honeycomb - Elementos presentes no Twitter

Observa-se então as evidencias dos elementos de conversação, identidade, relacionamento o elemento presença. Os elementos compartilhamento, reputação e grupos não estão evidentes no Twitter.  

Por meio de um software social ainda é possível observar o comportamento do usuário. Quais são as áreas de interesse que os usuários estão se concentram.  

Há uma grande vantagem mercadológica em saber quais são as categorias (veja aqui) que os usuários mais se concentram. Uma das vantagens é poder investir em algum tipo de produto, serviço ou mídia social de interesse. Esse investimento irá de alguma forma produzir algum tipo de valor.


Outras fonte: Matt Webb
Veja o artigo : COMPORTAMENTO DO INTERNAUTA


Seja bem vindo ao blog Ubuntu Para Iniciantes, deixe seu comentário logo abaixo. Assine e receba as novidades em seu e-mail

ELEMENTOS DE UM SOFTWARE SOCIAL Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 11:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.