Ubuntu Para Iniciantes

CANONICAL, PROLONGANDO A VIDA


Bem vou dizer o que eu acho. Primeiramente penso que alguns medos, e com razão, por parte de todos os amantes do software livre, em especial Ubuntu, ver lutas e lutas a favor do sistema livre ir para o caminho do "todos os direitos são reservados". Dá medo mesmo!

Mas a questão é a seguinte, a Canonial é uma organização empresarial (ponto final). Alguns cientistas organizacionais (empresariais) dizem que o objetivo de uma organização é satisfazer as necessidades da sociedade.

E eu acho que a Canonical tem feito isso muito bem nos últimos anos. E qual é o resultado da resposta da satisfação dessa necessidade para a organização? Seus rendimentos.

Alguns criticam a canonical por estar pedindo doações. Pedir não é feio!

Mas o fato talvez nem seja esse. Na Teoria Geral dos Sistemas (TGS), existe o conceito de “sistema aberto”, e que todo sistema aberto recebe influência do ambiente, e todo sistema tende a entropia (morte). A Canonical não é alheio a isso.

Pensemos então, por meio de um conceito básico, que todo sistema (empresa) pode iniciar como a figura apresentada abaixo:


entropia-negativa


A entropia é um conceito da física, mas precisamente da termodinâmica. A entropia consiste, trocando em miúdos, em uma desordem no sistema. Todo sistema tende a uma desordem ou desgaste, não empregando toda a energia em um determinado trabalho, havendo uma dissipação da energia empregada. Este conceito se aplica a qualquer sistema aberto.

Ao passo que se chega a maturidade algumas organizações preocupam-se em prolongar sua existência, o que é chamado de ENTROPIA NEGATIVA, prolongar a vida. 

O termo "entropia" é um conceito da física, mais precisamente das leis da termodinâmica.

Grandes empresas fizeram e fazem isso, quais são os motivos que levam a “morte”? Vários, concorrência, novas tecnologias e a falta de recursos podem ser uma destes motivos.

Pode ser então que as tomadas de decisões da CANONICAL seja pelo fato de pretender prolongar sua existência, consequentemente a do Ubuntu.

canonical

Ao meu ver é o que a Canonical está procurando evitar, assim como qualquer serviço ou produto.

Não podemos esquecer, e muitos até da comunidade livre, vivemos em um mundo, onde há relações econômicas e estas relações se move por meio do dinheiro, isto em si não é um mal, o mal é quando todo o resto está abaixo disto.

Você pode gostar de ver outros posts como:

Windows versus Linux, precisamos saber qual é o melhor?
Criatividade e inovação, alunos de uma faculdade.
Ubuntu, Canonical e Microsoft, o que será que está havendo?
Melhor distribuição Linux para iniciantes.
Fuja da pirataria.

Quer saber mais sobre o Blog Ubuntu Para Iniciantes? Deixe seu comentário logo abaixo, criticas e sugestões são sempre bem vindas. Receba também as atualizações do blog em seu e-mail. Abraços.
CANONICAL, PROLONGANDO A VIDA Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 11:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.