Ubuntu Para Iniciantes

AMBIENTE ORGANIZACIONAL, TECNOLOGIA E PESSOAS. QUAL O FOCO?

Não faz muito tempo que termos como CPD e DP eram utilizados para categorizar departamentos em uma empresa. O CPD (Centro de Processamento de Dados), era o departamento respeitado e as vezes idolatrado por alguns e quando não pelos próprios departamento.
 
A priori o CPD era responsável por dar manutenção em equipamentos de informática, desenvolver programas e tomar café, muito café. As vezes nem sabia-se como eles entravam ou saiam do departamento, será que era por meio de uma ligação telefônica do Morpheus? Vide Matrix!


E o DP? Departamento Pessoal, pessoas muitas vezes estressadas, mau humoradas que recolhiam cartões e eram responsáveis por "garantir" a tão e esperada folha de pagamento. E quando um encarregado lhe chegava ao pé de ouvido e dizia, o “DP está pedindo para você ir lá”. E quando se chegava para “picar” o cartão e não o encontrava no mural ao lado do relógio de ponto? Não se pensava que poderiam ter esquecido de coloca-lo, mas sim que estaria sendo demitido. Ou mesmo quando alguém chegava e lhe falava, “Quando sair é para você passar no DP”. Que situação.

Elton George Mayo, que foi um sociólogo australiano, estudou o processo de trabalho relacionando com a interação entre os grupos de trabalho. Sua experiência foi realizada em uma fabrica de equipamentos telefônicos, a Western Electric Company.

Os estudos de Mayo comprovaram por meio da sua experiência que a produtividade pode ter uma ligação direta com a interação entre as pessoas.

Gestão e Interação de Pessoas
Gestão e Interação de Pessoas


Mas e então, onde fica o CPD e o DP? Vão para a PQP? Opa de maneira alguma!
O fato que as exigências do mundo moderno, gradativamente, bem lento, mas gradativamente o foco destes dois departamentos foram tomando novos rumos.

O fato é, que as exigências do mundo moderno, gradativamente, bem lento, mas gradativamente, estes e outros departamentos passaram a ter um novo foco, as pessoas. São as pessoas que são responsáveis pelo funcionamento da máquina empresarial. As informações são mantidas e gerenciadas por elas, assim como o tratamento de relacionamento também.

Termos conceituais como Gestão de TI e Gestão de pessoas apontam para um novo comportamento organizacional, promovendo a interação e a capacitação.

Logo, a empresa que ainda não se atentou para o seu corpo colaborativo, pode estar perdendo uma grande aliança reputacional, seu colaborador. Ou ainda, aquele que ainda se sente o “cara” da informática ou o de “folha de pagamento”, não sabendo se atualizar ou principalmente se relacionar, pode perder sua caneca de café ao lado do PC empueirado. 

AMBIENTE ORGANIZACIONAL, TECNOLOGIA E PESSOAS. QUAL O FOCO? Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.