Ubuntu Para Iniciantes

O QUE É UM SOFTWARE LIVRE

Basicamente um software é algum tipo de programa computacional que agiliza a interação com algum tipo de hardware.

A presença do software vai desde complexos computadores até pequenos aparelhos eletrodomésticos.

software livre
GNU/TUX - Software Livre


A questão não é o que é um Software Livre mas sim quando um software é considerado livre. Bem, um SL possui algumas características, uma delas é ser distribuída livremente, mas isso não quer dizer que o software não seja pago. 

Para que um software seja livre é necessário que o usuário tenha a liberdade de distribui-lo e até mesmo modificá-lo conforme sua necessidade. 

Portanto um software livre pode ser pago, porém sua codificação pode ser acessada por outras pessoas com a intenção de estudar ou até mesmo melhorar seu desempenho. 

O contrário do Software Proprietário, onde o usuário compra algum tipo de licença para que possa usar suas funcionalidades e não pode fazer nenhum tipo de alteração, como é o caso do sistema operacional Windows, o Pacote Office e o PhotoShop, entre outros. 

A discussão não é dizer se este é melhor do que aquele, mas sim uma questão de consciência e até mesmo acessibilidade. Sim acessibilidade no sentindo de estar ao alcance de todos e qualquer classe social. 

Quer saber mais sobre o LibreOffice? 
Já teve problemas com as janelas do Gimp?
Entenda um pouco mais sobre as estruturas de diretórios do Linux.
Fuja da pirataria encontre alternativas viáveis.

Uma outra característica do software livre é que além de ser distribuído livremente, ou seja, seu “código fonte” deve ser aberto. E isso quer dizer que alguém pode modificar sua estrutura proporcionando algum tipo de melhoria ou funcionalidade.

A licença a GPL (General Public Licens) que garante que um software é 100% livre. 

Contudo o fato de um software ser livre não significa que ele está “solto” e sem nenhum controle.

Há também empresas que mantém uma comunidade de desenvolvedores que promove sempre novas versões e novas funcionalidades ao software, como é o caso da Canonical que mantém o desenvolvimento do Ubuntu

E você já usa algum software livre? Qual sua experiência? Deixe seu comentário logo abaixo, compartilhe com o Ubuntu Para Iniciantes. Assine o blog e receba em seu e-mail as novidades


Veja aqui também sobre casos de sucesso com o uso de software livre.

O QUE É UM SOFTWARE LIVRE Reviewed by Marcelo Weihmayr on 21:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.