Ubuntu Para Iniciantes

SUDO - O COMANDO

Ao instalar um sistema operacional baseado em Linux o usuário se depara com algo nem sempre muito compreendido. Ele não pode ir fazendo tudo o que quer e de qualquer jeito.


Isso quer dizer que ao executar algum tipo de tarefa, por mais "simples" que seja, como por exemplo instalar um programa, será exigido um acesso especial para tal execução. Será necessário que tenha poderes de administrador para realizar a operação. 


Comando-sudo-no-terminal-do-ubuntu-super-usuario


O administrador do sistema operacional Ubuntu/Linux e as demais distribuições é chamado de root. O root é quem tem "poderes" para realizar todas as operações sem nenhuma restrição, instalar programas, atualizar o sistema e até editar, copiar e colar aquivos em um determinado diretório.

Poderia se pensar, que seria mais fácil estar a todo momento como root, porém isso seria um erro, pois qualquer comando ou tarefa indevida que o usuário execute, um grande problema pode ser causado.

O COMANDO SUDO 

Para isso então se faz necessário conhecer o comando SUDO. O sudo é um comando que faz uma requisição ao no lugar do super-usuário (Administrador) e ao digitar a senha correta a operação solicita é realizada.

Quando o usuário digita sua senha no terminal ela fica armazenada na memória em até 15 minutos, logo depois se for necessário executar algum outro comando de super-usuário a senha será solicitada novamente.

Então o sudo é um requisitante, solicita ao root a permissão para realizar alguma tarefa que só ele poderia fazer.

Um fato interessante é que ao digitar a senha no terminal ela não é mostrada em nenhum tipo de sequencia de caracteres. Isso pode ser considerado como um fator de segurança, pois caso haja alguém com má intenção nem ao menos verá a quantidade de caracteres que foi digitado no terminal.

terminal-de-comando-do-ubuntu
Exemplo do comando sudo para atualizar a lista do sources.list

Veja comandos para instalar pacotes .deb no Ubuntu/Linux.
Permissão de pastas e arquivos - comando chmod.
11 atalhos para o terminal no Ubuntu/Linux.
Como saber se um programa está instalado no Ubuntu/Linux.

Concluindo: O sudo é um comando que será utilizado sempre que for necessário utilizar poderes de super-usuário. O sudo é um comando que pode ser executado pelo terminal.

Veja aqui uma lista de comandos que você pode utilizar no terminal do Ubuntu/Linux e suas respectivas finalidades.

Você também pode se deparar com a solicitação da senha de root quando o Ubuntu solicitar alguma atualização no sistema. Nesse caso uma caixa de diálogo será aberta. 

SUDO - O COMANDO Reviewed by Marcelo Weihmayr on 12:17:00 Rating: 5

3 comentários :

  1. oi eu comprei uma epson l365 mas não consigo instalar, eu já segui vários tutoriais e nada, ela ta imprimindo perfeitamente o problema ta sendo só no pc que tem linux, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, tudo bom?
      Edson, você está usando o Ubuntu? Qual versão?
      Saiba que é necessário você instalar o CUPS. Poderia informar qual tutorial já seguiu? Porque o deveria estar funcionando após instalar os pacotes para a impressora.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.